Páginas

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Pergunta de partida do TCC

Reportando ao material publicado na biblioteca e-proinfo e também discutido no fórum da disciplina Projeto Pedagógico Utilizando Ambientes Interativos Virtuais, percebe-se que a importância das ferramentas Web 2.0 já é consenso para a maioria dos professores, constatado durante a discussão no referido fórum. Vale aqui citar alguns trechos:
“Os ambientes interativos são o que há de mais próximo daquilo que o aluno utiliza constantemente. Há que explorar esses recursos do mundo da internet na sala de aula. Refletindo a realidade dos alunos, a escola será mais eficaz em sua missão de ensiná-los a pensar.”
“E-mail, Twitter, Orkut, blog, fórum, Facebook, chat etc., são importantes instrumentos que possibilitam a alunos e professores interagirem mesmo fora da sala de aula, aumentando o contato entre professor e aluno e, assim, auxiliar no processo de ensino e aprendizagem.

“Os conteúdos mais apropriados para o uso destes tipos de ferramentas são aqueles que possibilitam uma maior discussão, de modo a permitir a alunos e professores expressar o que pensam sobre os assuntos em questão. Aproximar os temas vigentes no mundo digital com o conteúdo é uma boa forma para obter a atenção dos alunos e, além disso, relaciona o conteúdo da matéria com algo que é absorvido por eles de uma forma natural.”

Com essa constatação em mente, relaciono abaixo a temática escolhida para investigação no TCC – trabalho de conclusão de curso:

Tema: “Experiência de uso educacional de Ferramenta Web 2.0.

Pergunta de partida ou o que pretendo estudar ou objetivo do trabalho: Como aliar e implementar, de forma sistematizada, os conteúdos de Língua Portuguesa com o uso das ferramentas web 2.0 junto aos alunos da 2ª série do EM.

Tipo de trabalho: Como professora, pretendo montar um projeto de ação pedagógica a ser desenvolvido em sala de aula com uma turma da 2ª. Série do ensino médio em que atuo.
Referência:

OLIVEIRA, Sidney. Cérebro da era digital. Geração Y – O nascimento de uma nova versão de líderes. Profissão Mestre, Integrare Editora, Julho 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário